28
out

Hoje é o dia dele

Postado por: Moça do Brigadeiro Categoria: Sortido

 

Amores, não se assustem, mas como nunca comentei sobre religião e outros assuntos mais pessoais, esse post pode soar “diferente”. Mas tem uma explicação!

 

Tenho minhas crenças, porém sou devota de São Judas Tadeu desde sempre – minha filha mais velha foi batizada nessa igreja.

 

Raramente faço alguma promessa, mas as duas vezes em que fiz um pedido ele me atendeu. Se já era para ser ou não, só Deus sabe. Mas o fato é que quando sinto necessidade de ter paz, é nele que penso e em quem me inspiro.

 

Como hoje é o seu dia, senti uma vontade de homenageá-lo de maneira singela, contando um pouco de sua história… Enfim, a quem possa interessar, vale a leitura.

 

SÃO JUDAS TADEU é natural da Canaã da Galiléia, na Palestina. O que realmente deve ser valorizado em sua vida, e que merece destaque, é o fato de ser ele um dos Doze, escolhido pessoalmente por Jesus Cristo e, por isso, seu nome consta na lista dos doze apóstolos.

 

Ele presenciou muitos milagres realizados por Jesus, participou da instituição da Eucaristia na última ceia, testemunhou a morte, ressurreição e ascensão do Senhor. Seu território de evangelização foram a Galiléia, Samaria, Iduméia, Síria, Mesopotâmia, Armênia e Pérsia. Escreveu uma das cartas do Novo testamento.

 

No ano 70, foi martirizado de modo cruel, violento e desumano, morrendo a golpes de machado, desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusar a prestar culto à deusa Diana. Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens/estátuas segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio.

 

Suas relíquias atualmente são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70.

 

No Brasil, a devoção a São Judas Tadeu iniciou nos anos 40, com a fundação da paróquia de São Judas Tadeu, no bairro Jabaquara, em São Paulo. Ele é invocado pelos Fiéis, sobretudo nos casos desesperados ou de urgente necessidade.

 

Uma história que realmente vale a pena ser contada. No Rio de Janeiro, sua igreja fica no Cosme Velho e faz uma procissão que já se tornou um evento para seus devotos na cidade.

 

Tenham um sexta-feira abençoada :)

 

Comentários:

  1. Paola disse:

    Acho admiravel, postar sua devocao. Compartilho da mesma devocao, tb batizei minha filha la, e entreguei a ele . E tb em outra ocasiao fui atendida. Salve Sao Judas Tadeu!!!!!!!!

    em 28 de outubro de 2011
  2. Tania Maltauro disse:

    Lindo post. Gostei muito.

    em 28 de outubro de 2011
  3. Andrea disse:

    Sou católica, mas confesso que não tão praticante. Meu santo de devoção é São Judas Tadeu, já tive alguns pedidos a ele atendidos. Mues dois filhos foram batizados na sua igreja, deixei meu buquê de casamento aos pés da linda imagem dele… Minha irmã nasceu no dia 28 de outubro com alguns problemas de saúde e minha avó, na época, prometeu levá-la à igreja todo dia 28 de outubro se ela se recuperasse, durante 15 anos. Ela se recuperou, hoje é uma grande médica com 37 anos e acompanhou minha avó à igreja até minha avó falecer, em 1999, sem exceção. Minha irmã continua indo à igreja de São Judas Tadeu até hoje, todo dia 28 de outubro. Ele é um santo poderoso!!!! Beijos, Taís. Lindo post.

    em 30 de outubro de 2011

Deixe seu comentário

Todos os Direitos Reservados à Moça do Brigadeiro © 2018 - Design by Casa do Cliente - Tema criado por Ze Luiz R - Desenvolvido em WordPress